TÓPICO 1
Recebimento de mercadorias (Aço):
- Receber do setor de compras a Ordem de Compra. Analisar e apontar eventuais anomalias.
- No ato da entrega, verifique a Ordem de Compra e confronte com a NF apresentada. Conferir:
- Tipos de material,
- Valores,
- Prazos de pagamento,
- Certificação do aço em anexo,
- Boletos em anexo, de acordo com os devidos prazos de vencimento.
- A qualidade,
- A condição do aço,
- A quantidade.
- Havendo divergências e/ou anomalias, interrompa recebimento do pedido e informe ao setor de compras.
- Não havendo divergências e/ou anomalias, proceder com a descarga.
- Lançar no sistema o arquivo XML da compra, para alimentar financeiro, estoque, etc.
Descarga de mercadorias (Aço):
- Descarregue as mercadorias observando as normas de segurança e de operação de máquinas.
- Pesar as mercadorias e confrontar com as informações da Nota Fiscal.
Recebimento de mercadorias (Cimentícios):
- Receber do setor de compras a Ordem de Compra. Analisar e apontar eventuais anomalias.
- No ato da entrega, verifique a Ordem de Compra e confronte com a NF apresentada. Conferir:
- Tipos de material,
- Valores,
- Prazos de pagamento,
- Certificação do aço em anexo,
- Boletos em anexo, de acordo com os devidos prazos de vencimento.
- A qualidade,
- A condição do aço,
- A quantidade.
- Havendo divergências e/ou anomalias, interrompa recebimento do pedido e informe ao setor de compras.
- Não havendo divergências e/ou anomalias, proceder com a descarga.
- Lançar no sistema o arquivo XML da compra, para alimentar financeiro, estoque, etc.
Descarga de mercadorias (Cimentícios):
- Descarregue as mercadorias observando as normas de segurança e de operação de máquinas.
- Pesar as mercadorias e confrontar com as informações da Nota Fiscal.
TÓPICO 2
Carregamento de mercadorias:
Planejamento e organização: O planejamento e a organização são essenciais para garantir uma atividade eficiente e sem erros. É preciso, por exemplo, obedecer aos critérios de separação escolhidos pelo setor. Isso pode envolver volume, peso e outros fatores.
- Análise: Neste momento, o supervisor de expedição e sua equipe terão uma série de tarefas para realizar, como:
- Fixar e organizar faixas de horário para coleta e entrega de mercadoria;
- Separar os pedidos que devem ser enviados nas cargas;
- Organizar os pedidos a serem separados e expedidos, de acordo com as rotas de entrega;
- Conferência: A conferência é uma das etapas mais importantes dentro da cadeia logística, pois é ela que garante que os produtos cheguem aos clientes de forma rápida, segura e eficiente. Conferência de itens e demais registros são algumas atividades que fazem parte dessa fase.
- Separar no chão os pedidos de cada rota;
- Etiquetar por cores as mercadorias, de acordo com a cor do pedido, fazendo a conferencia de quantidades;
- Conferir a qualidade das mercadorias, separando as que apresentar danos. Enviar para recuperação.
- Carregamento: O carregamento é a etapa final da expedição. É importante garantir que os produtos sejam carregados corretamente no veículo para evitar danos durante o transporte e entregas erradas.
- Criar os Romaneios de Entrega de acordo com as rotas determinadas;
- Flexibilizar o carregamento de acordo com a possibilidade de:
- Empilhamento, para que não cause danos;
- Descarregamento, para que uma não impeça o acesso a outra;
- Carregar o caminhão por pedido, de acordo com a ordem da rota de entrega.
- Pesar as mercadorias e conferir com os pedidos;
- O carregamento deve ser feito na presença do entregador;
- O entregador deve estar com o Romaneio na mão para conferir o que está sendo carregado, marcando cada um dos itens e suas quantidades;
- Ao final do carregamento o entregador deve entregar uma via de Romaneio assinado para o setor de expedição, confirmando sua posse de todas as mercadorias de todas as entregas;
TÓPICO 3
Acerto de entregas:
Receber o entregador e conferir se há devoluções de mercadorias, materiais de transporte e amarração, equipamentos e ferramentas pertencentes a empresa.
- Acerto mercadorias:
- Conferir quais produtos foram devolvidos e por qual motivo;
- Receber o formulário de devolução preenchido e assinado pelo cliente;
- Assinar o formulário de devolução, dando aceite do acerto de mercadorias;
- Encaminhar o entregador para acerto financeiro no setor de Logística;
- Acerto financeiro:
- Encaminhar o entregador ao setor de logística, com;
- As vias dos pedidos devidamente assinadas pelos clientes;
- O formulário de devolução preenchido e assinado pelo cliente, pela expedição e sua assinatura.