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MANUAL DE EXPEDIÇÃO.png

TÓPICO 1

Recebimento de mercadorias (Aço):

  1. Receber do setor de compras a Ordem de Compra. Analisar e apontar eventuais anomalias.
  2. No ato da entrega, verifique a Ordem de Compra e confronte com a NF apresentada. Conferir:
    1. Tipos de material,
    2. Valores,
    3. Prazos de pagamento,
    4. Certificação do aço em anexo,
    5. Boletos em anexo, de acordo com os devidos prazos de vencimento.
    6. A qualidade,
    7. A condição do aço,
    8. A quantidade.
  3. Havendo divergências e/ou anomalias, interrompa recebimento do pedido e informe ao setor de compras.
  4. Não havendo divergências e/ou anomalias, proceder com a descarga.
  5. Lançar no sistema o arquivo XML da compra, para alimentar financeiro, estoque, etc.

 

Descarga de mercadorias (Aço):

  1. Descarregue as mercadorias observando as normas de segurança e de operação de máquinas.
  2. Pesar as mercadorias e confrontar com as informações da Nota Fiscal.

 

 

 

Recebimento de mercadorias (Cimentícios):

  1. Receber do setor de compras a Ordem de Compra. Analisar e apontar eventuais anomalias.
  2. No ato da entrega, verifique a Ordem de Compra e confronte com a NF apresentada. Conferir:
    1. Tipos de material,
    2. Valores,
    3. Prazos de pagamento,
    4. Certificação do aço em anexo,
    5. Boletos em anexo, de acordo com os devidos prazos de vencimento.
    6. A qualidade,
    7. A condição do aço,
    8. A quantidade.
  3. Havendo divergências e/ou anomalias, interrompa recebimento do pedido e informe ao setor de compras.
  4. Não havendo divergências e/ou anomalias, proceder com a descarga.
  5. Lançar no sistema o arquivo XML da compra, para alimentar financeiro, estoque, etc.

 

Descarga de mercadorias (Cimentícios):

  1. Descarregue as mercadorias observando as normas de segurança e de operação de máquinas.
  2. Pesar as mercadorias e confrontar com as informações da Nota Fiscal.

TÓPICO 2

Carregamento de mercadorias:

Planejamento e organização: O planejamento e a organização são essenciais para garantir uma atividade eficiente e sem erros. É preciso, por exemplo, obedecer aos critérios de separação escolhidos pelo setor. Isso pode envolver volume, peso e outros fatores.

  1. Análise: Neste momento, o supervisor de expedição e sua equipe terão uma série de tarefas para realizar, como:
    1. Fixar e organizar faixas de horário para coleta e entrega de mercadoria;
    2. Separar os pedidos que devem ser enviados nas cargas;
    3. Organizar os pedidos a serem separados e expedidos, de acordo com as rotas de entrega;
  2. Conferência: A conferência é uma das etapas mais importantes dentro da cadeia logística, pois é ela que garante que os produtos cheguem aos clientes de forma rápida, segura e eficiente. Conferência de itens e demais registros são algumas atividades que fazem parte dessa fase.
    1. Separar no chão os pedidos de cada rota;
    2. Etiquetar por cores as mercadorias, de acordo com a cor do pedido, fazendo a conferencia de quantidades;
    3. Conferir a qualidade das mercadorias, separando as que apresentar danos. Enviar para recuperação.
  3. Carregamento: O carregamento é a etapa final da expedição. É importante garantir que os produtos sejam carregados corretamente no veículo para evitar danos durante o transporte e entregas erradas.
    1. Criar os Romaneios de Entrega de acordo com as rotas determinadas;
    2. Flexibilizar o carregamento de acordo com a possibilidade de:
      1. Empilhamento, para que não cause danos;
      2. Descarregamento, para que uma não impeça o acesso a outra;
    3. Carregar o caminhão por pedido, de acordo com a ordem da rota de entrega.
      1. Pesar as mercadorias e conferir com os pedidos;
      2. O carregamento deve ser feito na presença do entregador;
      3. O entregador deve estar com o Romaneio na mão para conferir o que está sendo carregado, marcando cada um dos itens e suas quantidades;
      4. Ao final do carregamento o entregador deve entregar uma via de Romaneio assinado para o setor de expedição, confirmando sua posse de todas as mercadorias de todas as entregas;

TÓPICO 3

Acerto de entregas:

Receber o entregador e conferir se há devoluções de mercadorias, materiais de transporte e amarração, equipamentos e ferramentas pertencentes a empresa.

  1. Acerto mercadorias:
    1. Conferir quais produtos foram devolvidos e por qual motivo;
    2. Receber o formulário de devolução preenchido e assinado pelo cliente;
    3. Assinar o formulário de devolução, dando aceite do acerto de mercadorias;
    4. Encaminhar o entregador para acerto financeiro no setor de Logística;
  2. Acerto financeiro:
    1. Encaminhar o entregador ao setor de logística, com;
      1. As vias dos pedidos devidamente assinadas pelos clientes;
      2. O formulário de devolução preenchido e assinado pelo cliente, pela expedição e sua assinatura.


 

 

 

Data de criação: 23/10/2023.

Ultima atualização em grupo: 24/10/2023.

Ultima atualização: 25/10/2023.